quarta-feira, 14 de abril de 2010

Porque afinar seu piano ?

Porque afinar seu piano ?

http://www.joaoronaldo.com.br/

A afinação periódica do piano garante seu funcionamento correto em termos de sonoridade propriamente dita e em termos de preservação do instrumento musical.

Pianos são basicamente constituídos de madeira, aço, ligas metálicas específicas, feltro, casimiras, dentre outros materiais.

Os materiais que sustentam as cordas as quais conferem o som ao piano são basicamente madeira, que chamamos de “cepo”, a chapa de aço e os pinos de aço, que chamamos de cravelhas as quais são cravadas no cepo e na chapa de aço. Nos pinos ficam enroladas as extremidades de cada corda e por onde o profissional confere menor ou maior tensão às cordas para atingir o estado de tensão compatível com uma afinação padrão de 440 Hz (Lá fundamental), por intermédio de feramentas específicas.

Não afinar o piano periodicamente implica no desgaste do cepo onde estão cravadas as cravelhas e portanto problemas de garantia de sustentação das cordas tensionadas. O cepo é uma grande “viga” de madeira que está localizada atráz da chapa de aço e não é visível quando se abre o tampo do piano. O desgaste desta grande peça de madeira acontece quando o afinador tenta afinar um piano desafinado por muito tempo e, portanto, abaixo da tensão padrão a que devem se submetidas as cordas correspondente à frequência de 440 Hz. O excesso de torção nas cravelhas, neste caso, gera o desgaste do "cepo". É como se a madeira “espanasse”.

Outro problema originado por não afinar o piano periodicamente é que fissuras ou rachaduras podem ser geradas na chapa, que é a parte do piano que em conjunto com o cepo, dá a estrutura adequada para sustentar cerca de 220 cordas altamente tensionadas. Essas fisuras ou rachaduras podem ser geradas quando as cordas ficam frouxas por muito tempo e o afinador profissional tenta tensionar as cordas para atingir a tensão padrão correspondente à 440 Hz (Lá fundamental).

Não afinar seu piano periodicamente pode também danificar as cordas que com o tempo perdem características físicas como elasticidade e resiliência e se estiverem “frouxas”, ou seja, não afinadas durante longo período de tempo, certamente vão romper ao primeiro movimento do hammer (uma das ferramentas utilizadas na afinação).

Em resumo, não afinar periodicamente seu piano pode significar em perda irreversível de qualidade de som, danos irreversíveis ao instrumento e custo de troca de cordas (custam de R$ 50,00 à R$120,00 cada) que se rompem ao serem tensionadas até o tensionamento padrão (440 Hz) caso estiverem muito “frouxas”.

Por João Ronaldo
http://www.joaoronaldo.com.br/
Cel 11 6454-1927
Tel 11 2869-8171