terça-feira, 30 de novembro de 2010

Série: O Steinway Moderno

Boa tarde amigos!!!

Como todos sabem, sou técnico em piano e apaixonado por esse instrumento sobre vários aspectos:  afinação, ajuste, restauração e a execução de peças ao piano, propriamente dita.

Por esse motivo, resolvi iniciar uma série de relatos realizada por mim sobre a construção do magnífico piano Steinway com base em pesquisas em fontes Steinway. Nesta série será possível conhecer um pouco sobre a fabricação desse maravilhoso piano. O piano dos pianos!!! Espero que apreciem!!!

Sem demora, vamos lá...

A Construção de um grand piano (cauda) Steinway começa com a confecção da “caixa” de superfície côncava e convexa, na região da cauda e plana na região do teclado. A fabricação da caixa se dá pela compressão de dezoito lâminas da madeira da árvore Maple, que existe em abundância em países do hemisfério norte como Canadá, cuja folha está na sua bandeira.


A “caixa” do Steinway possui uma forma única: cada lâmina de madeira é continua e dá a volta em torno de todo o piano formando as laterais e a cauda. As laterais do piano, feitas pelas lâminas de maple, se unem à superfície plana da caixa, correspondente à região onde será encaixado o teclado, formando uma superficie contínua de madeira, exceto pela superfície plana.


A prensa utilizada para curvar as lâminas de madeira é uma prensa patenteada no século XIX (C. F Theodore Steinway) ainda empregada nos processos de fabricação dos Steinway modernos. Durante a fabricação muito tempo é utilizado na secagem da madeira, fixação das lâminas e colagem. Um exemplo do quanto pode demorar o processo é a secagem da madeira que leva mais de 5 anos. Todo processo, uma curiosa combinação das antigas tradições existentes e moderna tecnologia é realizado com a devida calma.

Texto extraído do livro “Steinway” do autor Ronald V. Ratcliffe e traduzido por João Ronaldo, afinador de piano e engenheiro Civil pela USP.

Por hoje vamos ficar com essa introdução e na próxima semana prometo trazer mais novidades!!!

Boa semana para todos!!!

João Ronaldo.

http://www.joaoronaldo.com.br/
6454-1927